Dando uma pequena porém importante continuidade que prometi a respeito do assunto “Redes Sociais e a privacidade do usuário” abordado em “Redes Sociais; o que você sabe sobre elas?” encontrei a seguinte matéria na web.
A função encoberta do Windows 8 chamada Windows SmartScreen envia para a Microsoft a informação sobre cada aplicação que – a partir da internet – o usuário baixou, tentou instalar ou instalou no sistema operacional, informou o programador Nadim Kobeissi que descobriu essa função.
A finalidade do SmartScreen é a proteção do usuário da introdução de softwares maliciosos. Os dados são enviados quando o usuário inicia com o sistema.
“A informação sobre cada aplicação que você baixa e instala é enviada instantaneamente. Se trata de um problema grave de privacidade para os usuários devido à cooperação da Microsoft com as autoridades e da sua disponibilidade para repassar os dados a orgãos de estado”, sublinha Kobeissi.
A função SmartScreen está ligada por defeito. Se fôr desativada (o que não é tão fácil), o Windows irá importunar o usuário para que volte a ativá-lo.
blogplugado
Acredito que não seja preciso dizer muita coisa a esse respeito. Está claro que, o cerco aos usuários de internet está se fechando e sua privacidade está sendo seriamente comprometida.
O que ficou explícito nessa descoberta é que todos os seus passos na internet que já eram monitorados pelos browsers, agora ganharam uma ferramente ainda mais abrangente e poderosa , comprometendo drasticamente sua liberdade e sua privacidade dentro da rede mundial de computadores. Todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de restringir e estreitar a possibilidade de utilização da web de forma segura e privada bem debaixo dos nossos olhos. Esse fato traz-nos um contexto diferente pois contém um elemento muito perigoso que vai além de somente nos cercear em nosso direito de privacidade na redes sociais. Cria mecanismos que permitem que o indivíduo seja monitorados a qualquer momento, o tempo todo enquanto online, mesmo não sendo um utilizador das redes sociais. Este é somente mais um exemplo do nível de controle que está se estabelecendo e o quão abrangente está se tornando. Muito mais está por vir.
“Toda inércia é uma forma de conivência.”
Informe-se e tire sua próprias conclusões.
Original em: A voz da Rússia